Apresentação

 

Quem somos …

Somos uma Associação sem fins lucrativos, denominada ASSOCIAÇÃO TODOS PELOS OUTROS – TPO, apoiada por voluntários e pelos seus associados, apostada em contribuir para melhorar as condições de vida dos mais carenciados.

 

O que fazemos …

A ATPO tem objetivos na área social, mais concretamente desenvolver atividades de ajuda alimentar, serviços de aconselhamento/acompanhamento social, bem como recolha e distribuição de bens considerados essenciais (alimentos, roupas, sapatos, cobertores e outros bens similares), por intermédio de equipas de intervenção direta ou equipas de rua e ainda, desenvolver ações de apoio social e moral aos membros da comunidade mais carenciados, incluindo idosos, crianças, jovens e mães solteiras, visando a melhoria das condições de vida, promovendo e estimulando as suas capacidades intelectuais, culturais e sociais em tudo quanto respeite à sua valorização de modo a permitir a sua plena integração e inserção na comunidade.

A ATPO na atualidade …

 Apoio a famílias

Hoje, a ATPO presta ajuda a famílias, após uma visita inicial ao domicílio para uma avaliação de necessidades, faz a entrega semanal de frescos (produtos hortícolas, frutas e carne) e a entrega mensal de um cabaz de bens alimentares e produtos de higiene, roupas e calçado, bem como a prestação de apoio psicossocial e de orientação para as tarefas domésticas.

A visita inicial e outras visitas periódicas são realizadas por uma Assistente Social e um elemento da Direção da ATPO.

Apoio a pessoas em situação de sem-abrigo

A ATPO apoia pessoas em situação de sem-abrigo, com a distribuição de uma refeição quente completa, roupas, cobertores e calçado, aos domingos pelas 20 horas, nas Cantinas Amarelas da UC.

São identificados novos casos de pessoas em situação de sem-abrigo, sendo feito o preenchimento de uma ficha de sinalização, aprovada pelo PISACC, que é encaminhada para as instituições que trabalham no terreno.

Recolha de produtos

Para manter estes apoios, voluntários da ATPO realizam todos os sábados de manhã, no Mercado Municipal D. Pedro V, a recolha de produtos hortícolas, fruta e carne, que vão servir, não só, para a confeção da sopa a distribuir no domingo, mas também, para entrega semanal de frescos às famílias apoiadas.

Outras atividades

Diversas atividades têm sido levadas a cabo, como:

– campanha de recolha de produtos em superfícies comerciais;

– ações de formação e workshops, para as famílias apoiadas pela ATPO;

– venda da “Tipocas” (mascote da ATPO);

– jantares solidários para angariação de fundos e de produtos;

– visitas guiadas a locais da cidade de Coimbra;

– ceias de Natal, …

Para além disto, tem sido feito um esforço no terreno, no sentido de ajudar nos reajustamentos necessários de vidas individuais e familiares desestruturadas.

Para manter esta conjugação de apoio ambiental, assistência social e consciencialização da sociedade em geral, para as necessidades dos mais desfavorecidos, temos à nossa volta um inestimável apoio de voluntários que pelas suas experiências pessoais e profissionais, nos têm feito acreditar ainda mais, que vale a pena continuar.

Para continuar a desenvolver as atividades de apoio a carenciados, a Associação precisa da ajuda de todos, sócios e voluntários.

Quer ajudar? Fale connosco!

Ajudar